"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

domingo, 24 de dezembro de 2017

Dimensões e Multiverso

Na física, as dimensões são parâmetros utilizados para descrever os fenômenos observados. A física clássica descreve o espaço em três dimensões. A teoria da relatividade geral propõe uma geometria  quadridimensional conhecida como espaço-tempo e teorias mais modernas sugerem a existência de dez ou onze dimensões. (Wikipédia)

Da matemática básica conhecemos as 3 primeiras dimensões, plotadas em gráficos e cobradas em questões na escola: o ponto, a linha, o plano e o sólido geométrico nos são comuns, pois são biologicamente perceptíveis. Quando digo que são "biologicamente perceptíveis" me refiro ao fato de que são dimensões que podemos experienciar com nossos sentidos básicos. Você é capaz de, por exemplo, enxergar e tatear objetos nessas três dimensões do espaço. Nós percebemos sua altura, comprimento e profundidade. Mas e quanto à 4ª dimensão? A partir da física relativística de Einstein, ficamos sabendo que existe uma 4ª dimensão, não perceptível, que é o nosso próprio tempo. Juntas, essas 4 dimensões (3 dimensões espaciais e 1 temporal) compõem aquilo que chamamos de espaço-tempo. Tal termo técnico é muito conhecido da cultura pop. Filmes, livros de ficção científica, quadrinhos e animações o utilizam a torto e a direito.

 Para quem tiver curiosidade de entender melhor do assunto, o livro "Uma Breve História do Tempo" de Stephen Hawking (Atualizado alguns anos sob o nome de "Uma Nova História do Tempo") é um bom começo. É um livro feito para leigos, portanto, bastante didático.

Estudos nos últimos anos, entretanto, vêm mostrando através de extrapolações matemáticas que nosso Universo é formado, na realidade, por algo em torno de 10 a 11 dimensões! É algo que, infelizmente, é inconcebível à mente tridimensional humana. Dá dor de cabeça só de pensar! (rsrs) Por esse motivo, é possível que nunca tenhamos a capacidade de entender como funciona o Universo, mas isso não nos impede de tentar, certo? A existência de dimensões além da 4ª dimensão (que corresponde ao tempo) é um prato cheio para a ficção científica. Se de fato existe uma dimensão acima do tempo, isso significa que é possível viajar através dele. Passado e futuro podem ser alcançados, ao darmos um salto na 4ª dimensão através da 5ª. Existem teorias mais complexas que chegam a alegar que, com a existência de uma 6ª, uma 7ª, 8ª, 9ª e 10ª dimensões, é possível que existam até mesmo universos paralelos, ou seja, realidades alternativas nas quais o Universo seja quase igual ao nosso, mas com ligeiras diferenças (como falei... coisa de ficção científica!). Essa multiplicidade de universos comporia aquilo que é chamado de Multiverso. E não haveria limite para esse Multiverso. Cada escolha que você faz no seu dia-a-dia geraria uma nova realidade alternativa. Não haveria fim para isso. Haveria uma infinitude de universos...

O Multiverso: cada bolha dessa é um Universo inteiro, contendo realidades alternativas ou, quem sabe, até mesmo leis da física diferentes em cada um deles.

Não vou me estender mais nessa postagem. A ideia de hoje é apenas dar um "gostinho" de algumas das coisas que vêm sendo trabalhadas na física moderna. Quem nunca ouviu falar nessas coisas ou achava que eram meramente ficção com certeza vai se espantar. Para aqueles que já conheciam essa temática, trata-se apenas de um guia com algumas dicas. Além dos livros citados, deixo algumas sugestões de vídeos com extrapolações bem interessantes sobre o assunto. Aí vão eles:

Imaginando as 10 Dimensões:

Esse vídeo é de um matemático americano que produziu uma animação extremamente didática com sua visão sobre o assunto. O vídeo é bastante longo porque é uma compilação de todos os anteriores. Ele começa com uma "dimensão zero" e vai avançando. Em alguns pontos, obviamente, você verá a visão do matemático e não uma verdade absoluta. Pesquisas ainda estão sendo feitas e é impossível conceber essas dimensões com nosso cérebro tridimensional. Entretanto, acho que esse sujeito encontrou uma das maneiras mais didáticas que já vi para representar isso. Vale a pena conferir! (Só um alerta: o vídeo está em inglês, não há legendas. Portanto, só para quem souber o idioma)

Doutor Quantum na Planolândia:

Esse vídeo é exatamente a última parte do documentário "Quem Somos Nós?", um documentário bastante controverso que tenta nos apresentar de forma bastante didática alguns dos fenômenos da física quântica. O documentário é alvo de crítica porque se valeu dos conceitos de física quântica para legitimar várias questões do misticismo. Existem artigos, inclusive, refutando muita coisa apresentada. Mas enfim... a última cena é bastante didática e o que é apresentado é bastante plausível. Vale a pena conferir também.


Flatland - Um Romance de Muitas Dimensões

Já esse vídeo aqui, tem uma premissa muito próxima do anterior. Na realidade acredito que o anterior é uma compilação das ideias apresentadas nesse longa aqui. Essa animação longa-metragem é baseada num livro de mesmo nome produzido em 1884 pelo escritor e professor da Universidade de Cambridge, Edwin Abbott Abbott. É incrível pensar que essas ideias já estavam sendo desenvolvidas nesse período da história...


A Última Profecia (The Mothman Profecy)

Por último, deixo uma sugestão de filme. Trata-se de um filme de suspense estrelado por Richard Gere, o qual diz ter sido baseado em uma história real. O título original do filme se refere a uma entidade que muitas pessoas dizem avistar próximo a grandes catástrofes, o chamado "homem mariposa".  Não se sabe o quanto é verídico e o quanto é mentira, mas em determinado ponto do filme, quando um especialista tenta explicar a origem e dons do tal "homem mariposa", ele usa os mesmos conceitos abordados nos vídeos acima. É interessante pensar na possibilidade da existência de entidades fora de nossas 4 dimensões, fora de nosso espaço-tempo.



Nenhum comentário: