"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

domingo, 17 de dezembro de 2017

Associação entre Genoma e Homossexualidade Masculina

Estudos recentes feitos por Alan Sanders, da equipe do Instituto de Pesquisa de Sistemas de Saúde da Universidade de North Shore, em Illinois (Estados Unidos) mostram indícios de que há um componente genético envolvido na homossexualidade masculina Embora, segundo esses especialistas, a origem da homossexualidade seja multifatorial, acredita-se que o fenômeno tenha cerca de 30% de contribuição dos genes. Para ler o estudo original publicado na revista Nature, clique aqui.

Para realizar o estudo, Sanders e sua equipe utilizaram 1077 homens homossexuais e 1231 homens heterossexuais, em sua maioria de procedência europeia. Eles fizeram um genome-wide association study (GWAS), que numa tradução livre seria um "estudo de associação de genoma completo" buscando encontrar single nucleotide polymorphisms (SNP) que, traduzindo, seriam "Polimorfismos Únicos de Nucleotídeos" (para entender melhor o que são nucleotídeos, mutações e genoma, leia  outra matéria publicada anteriormente aqui). "Os SNPs constituem 90% de todas as variações genômicas humanas e aparecem, em média, uma vez a cada 1.300 bases, ao longo do genoma humano. Dois terços dos SNP's correspondem a substituição de uma citosina (C) por uma timina (T). Além de poder acarretar mudanças morfológicas, essas variações na sequência do DNA podem influenciar a resposta dos organismos a doenças, bactérias, vírus, produtos químicos, fármacos, etc." (Wikipédia) ou até mesmo a variáveis ambientais (incluindo aí as condições epigenéticas que serão explicadas em outro artigo).

Os autores do estudo detectaram várias SNP's, dentre as quais, as mais destacadas foram localizadas nos cromossomos 13 e 14. Os genes localizados próximo a essas regiões onde os SNP's foram encontrados são plausivelmente relacionados à orientação sexual do indivíduo. No cromossomo 13 está localizado um gene chamado de SLITRK6, responsável pelo desenvolvimento do diencéfalo (uma região  cerebral). Esta região, por sua vez, já foi previamente reportada como tendo diferença no tamanho, dependendo da orientação sexual masculina. Já no cromossomo 14 estas SNP's foram encontradas no gene chamado de TSHR (responsável pelos receptores do hormônio estimulante da Tireoide, o TSH). Descobertas anteriores já indicavam alguma relação entre um funcionamento atípico na tireoide e a homossexualidade masculina. E por que esse estudo é tão importante? Porque ele é o primeiro estudo centrado na orientação sexual que é divulgado em uma publicação científica de peso. Os próprios autores mostram que, entretanto, o estudo ainda é mais especulativo que conclusivo e que uma amostragem maior é necessária para se ter maior confiabilidade no resultado. Eles prometem publicar mais informações assim que obtiverem mais dados a respeito do assunto.

Esse não é o primeiro estudo que associa fatores genéticos à homossexualidade. Existem vários outros estudos que fazem essa mesma relação. Portanto, há um forte indício de que haja de fato um componente genético na origem da homossexualidade. Entretanto, há estudos também que já encontraram marcadores epigenéticos associados à homossexualidade, o que indica um outro componente ambiental envolvido (publicarei um artigo sobre isso em algum momento).

Nenhum comentário: