"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

domingo, 26 de novembro de 2017

A Teoria do Cérebro Trino

Essa semana, fazendo as pesquisas de costume em cima de assuntos cotidianos, esbarrei com testes de personalidade, discussões entre o lado emocional e racional do ser humano, diferença entre sentimento e emoção, etc. Acabei percebendo o quão fascinante são as ciências que explicam como funciona o cérebro humano. Sendo assim, resolvi criar outra série de postagens, dessa vez sobre a mente humana, psicologia e neurociências. Vou começar hoje com uma bem simples, a chamada "Teoria do Cérebro Trino". Essa teoria foi elaborada em 1970 pelo neurocientista Paul MacLean, apresentada em 1990 no seu livro “The Triune Brain in evolution: Role in paleocerebral functions”. Resumidamente ela diz que nosso cérebro evoluiu adicionando camadas sequenciais sobrepostas, as quais permitiram que chegássemos ao nível de capacidade cognitivo atual. O nosso cérebro seria então dividido em 3 setores: o chamado "cérebro reptiliano", o "cérebro dos mamíferos" e o "cérebro dos primatas". Vamos ver um pouco de cada um deles:

O Cérebro Reptiliano (Cérebro Basal):

Formado pela porção basal do prosencéfalo, é similar ao de aves e répteis (daí seu apelido). É responsável por reflexos simples, comportamentos envolvidos na agressão, dominância e territorialidade. Fornece características necessárias à sobrevivência, como por exemplo as emoções primárias (fome, sede, etc.). É por todos esses motivos considerado o "cérebro instintivo".

O Cérebro dos Mamíferos (Mamíferos Inferiores ou Paleomamíferos):

Região também chamada de "Subcortex". Formado pelos núcleos da base do telencéfalo e diencéfalo, o qual inclui o chamado Sistema Límbico (responsável pelas emoções).  Esse cérebro já seria responsável pela motivação envolvida na alimentação, comportamento reprodutivo e cuidado parental, ou seja, é a origem de nossos comportamentos emocionais e afetivos, sendo por isso chamado de "cérebro emocional". 

O Cérebro dos Primatas (Mamíferos Superiores ou Neomamíferos):
Região também chamada de Neocortex. Formada pelo telencéfalo (o qual é dividido em vários lobos). É responsável por sensações, pelos 5 sentidos e as chamadas "funções executivas". É a região que confere a habilidade da linguagem, a capacidade de abstração, planejamento, percepção, etc. É o cérebro que torna o homem um ser racional e criativo. É chamado por isso de "cérebro racional".



Trata-se ainda de uma teoria bastante controversa, mas segue sendo um bom modelo de estudo na área das neurociências. Explica muita coisa a faz bastante sentido. Observe abaixo a imagem que mostra a evolução do sistema nervoso dos vertebrados:
Como é possível perceber, de peixes a aves, as regiões citadas como responsáveis por funções autônomas e instintos de sobrevivência predominam. Já em mamíferos, a região responsável pelo equilíbrio e coordenação motora é ampliada (o cerebelo é bem maior), mostrando um refinamento nas habilidades motoras desses animais. Além disso, o volume cerebral ampliou de forma absurda, inclusive com os giros cerebrais que aumentam em muitas vezes a área neuronal num mesmo volume de espaço. Observe como é o cérebro de um mamífero por dentro:
Todas as regiões assinaladas na imagem (Amígdala, Hipocampo, Tálamo, Hipotálamo, Corpo Mamilar, Giro Cingulado e outros não representados) formam o chamado Sistema Límbico. Essa região, como dita anteriormente, é responsável pelas principais emoções.Comparando-se os cérebros de vários mamíferos, percebemos que, tanto o volume dessa área, quanto do neocortex, cresce bastante ao longo da evolução:
Percebam aquilo que citei anteriormente: há um aumento significativo no número de giros cerebrais (essas dobras que vemos no cérebro humano), além do também citado aumento de volume. Tais características parecem de fato estar na base de toda a nossa capacidade cognitiva racional e criativa. É conhecido, entretanto, na literatura científica, que alguns outros vertebrados como répteis, aves e até mesmo peixes, possuem capacidades de raciocínio acima do esperado (procurarei fazer uma postagem sobre esse assunto em algum momento). Também sabemos que é possível a existência de outras habilidades cerebrais diferentes das nossas em algumas espécies (também tema para outra postagem). Mas apesar de tudo isso, a teoria me parece bem próxima da realidade e explica bastante coisa. Vou parar por aqui hoje, mas em breve continuarei esses estudos em outra postagem. Pretendo entrar nas questões que envolvem aquilo que nos torna humanos e nossas diferenças de personalidade dentro desse espectro. Não percam! 😉


Nenhum comentário: