"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

domingo, 12 de novembro de 2017

A Importância da Divulgação Científica


Divulgação Científica (chamada de Popular Science, nos países de língua inglesa) é uma forma de popularização do conhecimento científico, tornando-o mais acessível ao público não especializado. O objetivo da divulgação científica é fazer com que o conhecimento acadêmico, ou seja, aquele que é produzido por pesquisadores e cientistas em geral nas Universidades e Centros de Pesquisa, chegue às massas de uma forma bastante didática. Desta forma, espera-se que a população tome conhecimento dos avanços nas diversas áreas da Ciência e Tecnologia, apropriando-se dos conceitos mais importantes e podendo participar de forma ativa em qualquer debate relacionado a estes mesmos temas. É também uma maneira bem eficaz de estimular o surgimento de novos talentos no mundo científico, como o caso bastante conhecido do filme Jurassic Park (1993). Antes do filme, poucos se interessavam pela carreira de paleontólogo. Após o filme, ocorreu um verdadeiro “boom” de pessoas buscando esse tipo de especialização nas universidades. Podemos dizer então que Jurassic Park foi um excelente meio de divulgação científica, o qual contribuiu para a formação de inúmeros paleontólogos ao redor do mundo e fazendo com que a ciência da Paleontologia avançasse bastante nos últimos anos, levando a inúmeras descobertas não só no Brasil, como no mundo todo. Obras de ficção-científica normalmente têm esse poder: estimular a imaginação e criatividade das pessoas, levando-as a questionar o mundo que as cerca e a propor inovações e tecnologias disruptivas. Não é à toa que a maioria dos cientistas famosos é fã de algum tipo de obra ou franquia de Ficção Científica. A maior parte deles deve seu interesse na Ciência a essas importantes obras literárias ou cinematográficas. 

A Série de TV "The Big Bang Theory" é uma sitcom que mostra o dia-a-dia de jovens cientistas, os quais devem às obras de ficção científica toda a sua paixão pela ciência

Além dessas obras da ficção citadas, a TV também contribui bastante para esse tipo de divulgação. Documentários famosos produzidos por canais como Discovery Channel, National Geographic, History Channel e Animal Planet, entre outros, costumam atrair a atenção de crianças e jovens interessados em entender melhor fenômenos naturais ou o funcionamento de novas tecnologias. Muitos deles acabam tomando gosto pelas aulas de ciências em suas escolas ao encontrarem relação entre o conteúdo teórico e os programas que assistem. Animações que mostram crianças inventoras, transmitindo conceitos reais de ciência costumam ter grande impacto nas crianças menores. Não é muito difícil observar crianças brincando de cientistas e achando que se misturarem “pasta de dente” com “maionese” e “algum corante” estão criando uma “fórmula secreta” capaz de lhes conferir habilidades extraordinárias. A divulgação científica tem esse poder: o de fazer sonhar e o de desejar entender melhor os mecanismos da ciência para então, de fato, concretizar algum grande feito. Logo a criança costuma buscar programas mais técnicos como o antigo “Mundo de Beakman”, apresentado pelo ator Paul Zaloom (um divulgador das ciências nos EUA), o qual foi exibido no Brasil na década de 90. Ainda nos EUA, temos o famosíssimo “Bill Nye, The Science Guy”, o qual foi exibido também na década de 90. Bill Nye, entretanto, manteve seu status de divulgador da ciência mesmo após o término de seu show. Hoje, ele participa de programas televisivos, dando entrevistas ou debates em eventos relacionados a ciências.

 O Mundo de Beakman (Paul Zaloon)
Bill Nye - The Science Guy
Ao lado de Bill Nye, temos outros grandes nomes responsáveis pela divulgação científica nos dias atuais que também participam de eventos, debates e programas televisivos. Podemos citar o Astrônomo Neil deGrasse Tyson, protagonista da série Cosmos (2013) e muito famoso nas redes sociais por seu meme “Ui!”, fato que até hoje rende grandes risadas por parte do pesquisador. A série “Cosmos” contém 13 episódios e é um remake da antiga série Cosmos da década de 70, protagonizada por Carl Sagan, o qual foi mentor de Neil deGrasse em sua infância. Carl foi um dos maiores nomes da divulgação científica mundial e inspirou Neil a seguir a carreira de astrômono, fato que mostra a enorme importância da divulgação científica na formação das crianças. Vídeos desses dois grandes astrônomos podem ser encontrados hoje na internet, em sites de vídeos como o YouTube, onde falam sobre descobertas científicas importantes ou apenas sobre sua visão de mundo e sociedade.

O Astrônomo Neil deGrasse Tysson e seu famoso meme "Ui!"
(Neil, inclusive, é a capa desse blog, lá no alto, olhando as estrelas)

O falecido Carl Sagan, o maior de todos os divulgadores da ciência
(Muitas das frases desse blog são de sua autoria)

Além desses dois pesquisadores, é possível encontrar vídeos também de outros grandes nomes como o dos físicos Richard Feynman e Stephen Hawkingalém do biólogo evolucionista Richard Dawkins. No Brasil um dos maiores nomes é na divulgação científica é o do físico Marcelo Gleiser, o qual já publicou vários livros e participou da gravação de documentários educativos. Vale ainda ressaltar a importância de canais na internet como o “Manual do Mundo” de Iberê Thenório, através do qual milhares de jovens buscam experimentos para feiras de ciências em suas escolas ou apenas para conhecer mais sobre o assunto.

O já falecido físico Richard Feynmann e o ainda vivo Stephen Hawking

 O Físico Brasileiro Marcelo Gleiser e o Divulgador da Ciência Iberê Thenório

Enfim... é possível citar dúzias de outros nomes e programas famosos, o que acabaria tornando este artigo numa interminável lista e este não é o propósito. A ideia é demonstrar que existem várias formas de se divulgar ciência às pessoas leigas, não especialistas. Livros, filmes, animações, histórias em quadrinhos, palestras, vídeos da internet... tudo é válido no sentido de estimular a curiosidade das pessoas acerca do mundo da ciência, fazendo com que desenvolvam uma postura mais crítica com relação ao mundo que as cerca, não aceitando conhecimentos prontos ou falácias lógicas, estimulando a formação de novos pesquisadores que contribuirão para o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico da sociedade. E para essa tarefa, é preciso que novos divulgadores científicos surjam a cada dia e popularizem ainda mais esse tipo de conhecimento. É preciso mostrar que o conhecimento científico não é inacessível. Ele pode ser mais simples e divertido, dependendo da estratégia que você utiliza. Para ser um divulgador da ciência, você não precisa ser necessariamente um cientista, mas apenas uma pessoa que se interessa pelo assunto e está disposto a estudá-lo. Nesse sentido, qualquer um pode contribuir para o avanço desse tipo de conhecimento. Então? E você? Quer se tornar também um divulgador científico? Se a sua resposta for “sim”, então junte-se a nós e mãos à obra! A ciência precisa de mais gente como você!

Nenhum comentário: