"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

domingo, 5 de agosto de 2018

Seasteading - Conquistando os Mares!

 
Seasteading é um conceito que une a palavra sea (mar) com homesteading (que é o ato de se apropriar de uma nova terra ou recurso sem dono). Ou seja... seasteding é a criação de moradias ou até mesmo cidades inteiras em alto-mar, fora do mar territorial reivindicados pelas nações. O que parece um conceito absurdo, pode se tornar uma solução para uma população em crescimento exponencial, além de permitir que surjam nações livres da geopolítica dominante atual, algo similar ao projeto Asgardia, citado anteriormente neste blog.

De início, a maioria dos seasteads eram em cima de navios de cruzeiro, verdadeiras cidades flutuantes ou ilhas flutuantes. Mas até então, nenhuma delas ganhou reconhecimento como nação soberana. É o caso de Sealand, uma micronação criada em uma base naval perto de Sufolk, Inglaterra, e a organização Women on Waves, que é uma organização sem fins lucrativos que defende os direitos humanos das mulheres. Essa organização é montada sobre um navio que viaja fora das 200 milhas náuticas (370km) do mar territorial dos países, ou seja, em águas internacionais. A organização atraca em países que autorizam, levando contraceptivos, informações, workshops, etc. às mulheres, incluindo a realização de abortos seguros fora das águas territoriais dos países, onde suas legislações não os alcançam. A Rádio Verônica, é outro exemplo: uma estação de rádio pirata em alto mar.
 
Sealand (à esquerda) e Women on Waves (à direita)

Em 2008 ocorreu a criação do Seasteading Institute, instituição que vem facilitando o estabelecimento de comunidades flutuantes. O objetivo da instituição é, em suas próprias palavras, "permitir a próxima geração de pioneiros testar pacificamente novas ideias de governo, de forma que os mais bem sucedidos entre eles possam inspirar mudanças em formas de governo ao redor do mundo". É um projeto bastante audacioso que levará décadas para ser concretizado. Eles pretendem realizar o projeto através do "incrementalismo", ou seja, a quebra de uma grande visão em pequenos passos fáceis de serem concretizados (novamente, algo similar ao projeto Asgardia). A estratégia atual está centrada no projeto "Floating City Project" (Projeto Cidade Flutuante), a primeira seastead que será verdadeiramente uma cidade flutuante. O projeto conta com inúmeras pesquisas científicas realizadas em 2013 e 2014, onde cálculos sobre a dinâmica das ondas, estabilidade do terreno, densidade dos materiais, fluxo das correntes marítimas, etc., foram exaustivamente analisados. Os resultados geraram um documento que você pode ler na íntegra aqui, e algumas das imagens do podem ser vistas abaixo.

Observem a construção de pequenos módulos que podem ser guinchados por navios de uma baía para outra ou em direção ao alto-mar

No esquema acima, percebemos que os pequenos módulos podem dar origem a uma espécie de "bairro" como o visto em destaque na imagem acima, parte de um projeto muito maior que será completado pouco a pouco ao longo dos anos que se seguirão

 Fase 3 do projeto que está sendo executada neste momento em território da Polinésia Francesa, nação que autorizou o uso de seu território para a montagem dessa micronação flutuante
Nos dias de hoje, muito tem-se discutido acerca das políticas nacionais e internacionais. Vivemos uma época de extremismos e de diálogo dificultado por reações emocionais exacerbadas, mentiras, fake news, etc. A dificuldade de se encontrar soluções reside principalmente no fato de que não há como se testar novas formas de governo ou conceitos de sociedades. Há cidadãos insatisfeitos que vivem em governos capitalistas mas gostariam de participar de uma experiência socialista democrática, assim como cidadãos de governos socialistas autoritários que gostariam de ter experiências de livre mercado. Hoje tais tipos de experiências não são possíveis. Com a criação de cidades flutuantes autônomas, todo e qualquer tipo de experimento político ou social pode ser conduzido: renda básica universal, livre mercado total, democracia direta (ou e-democracy), tecnocracia, enfim... uma infinidade de possibilidades podem ser testadas. Outro artigo interessante sobre o assunto pode ser encontrado aqui, e várias imagens de projetos podem ser vistas logo abaixo.



Mais uma vez, como gosto de dizer, em casos de dúvidas como esse, recorro sempre ao método científico. E quando falo em método científico, me refiro à sua real aplicação, não a metodologias distorcidas que vemos aplicadas ao mundo empresarial, jurídico ou político. A ciência em sua forma mais pura precisa ser imparcial, mesmo que as pessoas não sejam. Falaremos sobre a filosofia da ciência e todas as vertentes não científicas mais adiante. Até lá! ;-) 

Um comentário:

Unknown disse...

You did all the research about the universe in a perfect way. And your blog look like well researched blog. And along with this article you attach all the important images which are making this blog amazing.We have one of the best pokemon platinum cheats s for windows and MAC that will help you to speed up your gaming experience and enhance your gaming style.