"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

domingo, 23 de setembro de 2018

Uma Breve História da Ciência (Parte 2)


Na postagem anterior, vimos as origens da ciência, a formalização do método científico, o surgimento da astronomia e da física clássica. Hoje veremos um pouco sobre a atomística, o surgimento da química moderna, além da termodinâmica, dos estudos em eletromagnetismo, radiação e o surgimento da biologia moderna. Então, como foi dito anteriormente, "come with me"... 

5) Química e Atomística

Antoine de Lavoisier, francês, nascido em 1743, é considerado o pai da química moderna. Foi responsável por ter enunciado o princípio da conservação da matéria, identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou da reforma da nomenclatura química. participou ainda das descobertas do nitrogênio e gás carbônico.

Antoine Lavoisier

John Dalton, inglês, nascido em 1766, foi químico, meteorologista e físico. Foi um dos primeiros cientistas a defender que a matéria seria feita de átomos (após, é claro, de Demócrito, na Grécia antiga, que cunhou o conceito). Foi um dos cientistas pioneiros na Meteorologia, elaborando várias teorias sobre o vapor d'água e misturas de gases, sendo responsável pela "Lei das Pressões Parciais". Elaborou ainda a primeira tabela para pesos atômicos. Sua teoria propunha que todos os elementos são feitos de átomos e que todos os átomos de um dado elemento são idênticos, que os átomos de um dado elemento são diferentes das de qualquer outro elemento e os átomos de diferentes elementos podem ser distinguidos uns dos outros por seus respectivos pesos relativos, que átomos de um elemento pode combinar com átomos de outros elementos para formar compostos e um determinado composto tem sempre a mesma relação do número de tipos de átomos e que átomos não podem ser criados, divididos em pequenas partículas, nem destruídos no processo químico; uma reação química simplesmente muda a forma como átomos são agrupados. Uma última curiosidade é que Dalton possuía um problema visual que ele mesmo estudou, sendo por isso chamado de Daltonismo.

John Dalton

Ernets Rutheford, Neo-Zelandês, nascido em 1871, foi um físico que acabou sendo conhecido como "o pai da física nuclear". Em seus trabalhos, descobriu o conceito de meia-vida radioativa e provou que a radioatividade causa a transmutação de um elemento em outro, nomeando as radiações alfa e beta. Mas talvez a sua maior contribuição à química e à atomística foi o desenvolvimento do modelo atômico do tipo planetário, no qual os átomos teriam cargas positivas em um núcleo orbitado por partículas negativamente carregadas.

Ernst Rutheford

Dimitri Mendeleev, russo, nascido em 1834, foi um físico e químico responsável pela criação da primeira versão da Tabela Periódica dos Elementos, prevendo inclusive as propriedades de elementos que não haviam ainda nem sido descobertos. Trabalhou na Alemanha com Gustav Kirchoff e Robert Bunsen. Fez importantes descobertas sobre a estrutura atômica, valências e propriedades dos gases.


Dimitri Mendeleev

6) Termodinâmica

Robert Boyle, irlandês, nascido em 1627, foi um filósofo natural, químico e físico. Foi responsável pela Lei de Boyle-Mariotte, que relacionava o volume de um gás com a sua pressão. Estudou Descartes, Francis Bacon, Paracelso e Jan Baptista Van Helmont, além de ter trabalhado com Robert Hook (criador do microscópio). Melhorou o termômetro de Galileu, refutou a teoria aristotélica dos 4 elementos, descobriu a acetona, o fósforo, além de alguns compostos químicos. Estudou a química da combustão e da respiração, as propriedades do ar e do vácuo, e teorizou que o calor era resultado da movimentação de moléculas. Além desses trabalhos no âmbito da química e termodinâmica, também contribuiu para o campo da física quântica, ao propor que o comportamento das substâncias poderia ser explicado pelo movimento dos átomos.

Robert Boyle

Thomas Savery, inglês, nascido em 1650, foi filósofo natural, matemático e engenheiro. Savery inventou vários tipos de aparelhos, incluindo um tipo de relógio. Ele usou os estudos sobre gases mencionados anteriormente e as observações de Torricelli para construir a primeira máquina a vapor, a qual foi sua principal contribuição ao desenvolvimento das tecnologias que se seguiram. A invenção do motor a vapor deu início à Revolução Industrial, facilitando a produção em massa nas fábricas e os transportes.

Thomas Savery

James Watt, escocês, nascido em 1736, foi matemático e engenheiro, responsável pelos melhoramentos do motor a vapor citado anteriormente. Os aprimoramentos em questão foram decisivos para a Revolução Industrial que se seguiu. A unidade de medida de potência do Sistema Internacional, Watt, foi batizada em sua homenagem.

 
James Watt

7) Eletromagnetismo

Benjamin Franklin, americano, nascido em 1706, foi jornalista, editor, filantropo, político, abolicionista, funcionário público, diplomata, enxadrista, cientista e inventor. É bastante conhecido por ter sido um dos líderes da Revolução Americana, representante do iluminismo e chegou a se tornar presidente dos EUA. Sua contribuição no âmbito da história da ciência, entretanto, se refere aos seus estudos com eletricidade. Ele identificou as cargas elétricas positivas e negativas, e descobriu que os raios eram fenômenos elétricos. Inventou o para-raio, um tipo de aquecedor que leva seu nome e as lentes bifocais.

Benjamin Franklin

Michael Faraday, inglês, nascido em 1791, foi um físico e químico considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, visto que suas descobertas serviram de base para muitas das tecnologias atuais. Seus estudos focaram fenômenos elétricos, eletroquímicos e magnéticos. Ele foi o primeiro a relacionar eletricidade e magnetismo. Seus trabalhos em eletromagnetismo forneceram base para a engenharia e a eletrificação da sociedade, auxiliando pesquisadores como Thomas Edison, Ernst Werner von Siemens, Nikola Tesla, entre outros. Seus trabalhos em eletroquímica são usados na química industrial ainda hoje. Ele elaborou o princípio de funcionamento do motor elétrico, descobriu a indução eletromagnética que levou à produção dos geradores elétricos e transformadores elétricos. Na química descobriu o benzeno, produziu cloretos de carbono e fez experimentos com liquefação de gases. Ajudou a expandir os fundamentos da metalurgia e metalografia. Fundou a eletroquímica e criou termos como eletrólito, anodo, catodo, eletrodo e íons. Foi responsável pela criação do instrumento que ficou conhecido como Gaiola de Faraday.
Michael Faraday

James Clerk Maxwell, escocês, nascido em 1831, foi um físico e matemático. É conhecido por formular a teoria moderna do eletromagnetismo, que une a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Desenvolveu as chamadas "Equações de Maxwell", juntando a Lei de Ampère, Lei de gauss e a Lei da Indução de Faraday.  Demonstrou que campos elétricos e magnéticos se propagam à velocidade da luz e que a luz é um fenômeno eletromagnético. Também desenvolveu a mecânica estatística, a teoria cinética dos gases. Seus trabalhos em eletromagnetismo inspiraram a Relatividade de Einstein e seus trabalhos em cinética de gases influenciaram a mecânica quântica.

James Clerk Maxwell

Thomas Edison, americano, nascido em 1847, foi um empresário que financiou e patenteou vários dispositivos importantes de interesse industrial. Entre as invenções de sua autoria, podemos citar o fonógrado, o cinematógrafo, o cinescópio, o ditafone e o microfone, além de aperfeiçoar o telefone e a máquina de escrever. Trabalhou ainda em projetos como empacotadores a vácuo, aparelhos de Raio-X, casas de concreto, etc. É considerado um dos precursores da Revolução Tecnológica do século XX. No âmbito da história da ciência é importante por ter criado a lâmpada elétrica a partir da corrente contínua, em oposição ao projeto da corrente alternada defendida por George Westinghouse e o russo Nikola Tesla, num momento histórico que ficou conhecido como "Guerra das Correntes".

Thomas Edison
 
Nikola Tesla, russo, nascido em 1856, foi inventor, engenheiro mecânico e eletrotécnico. Seus trabalhos no âmbito do eletromagnetismo foram a base para os sistemas de potência elétrica em corrente alternada, incluindo sistemas de distribuição de energia e o motor AC. A partir de trabalhos com campos magnéticos rotacionais, Tesla desenvolveu um sistema de transmissão e uso da energia elétrica através de corrente alternada e fez uma parceria com Westinghouse para comercializar o sistema. Seus trabalhos foram pioneiros na engenharia eletrotécnica. Após fazer uma transmissão de rádio sem fio, ele venceu a "Guerra das Correntes" (citada anteriormente). Thomas Edison queria a sua patente de corrente contínua como padrão universal, mas a corrente alternada venceu. Tesla adquiriu bastante fama na cultura popular por conta de sua personalidade excêntrica e de afirmações bizarras e inacreditáveis sobre seus desenvolvimentos científicos, sendo visto como um "cientista louco". Hoje muitas dessas afirmações servem de bases a pseudociências como ufologia e misticismo New Age. A unidade de medida no Sistema Internacional, Tesla, é uma homenagem ao seu nome. O mesmo vale para a chamada "Bobina de Tesla", muito utilizada em experimentos e shows. Seus trabalhos foram importantes para a criação do controle remoto, do radar, além do desenvolvimento da robótica e da ciência computacional.

Nikola Tesla

Henri Becquerel, francês, nascido em 1852, foi um físico responsável pelos estudos que levaram à descoberta da radioatividade. Descobriu a radioatividade do urânio e o escurecimento de chapas fotográficas por essa energia, após a descoberta dos Raios-X por Wilhelm Conrad Röntgen. Além disso realizou pesquisas sobre fosforescência, espectroscopia e absorção da luz.

8) Radioatividade

Henri Becquerel

Marie Curie, polonesa, nascida em 1867, foi uma cientista e a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel. Inclusive, foi a única até hoje a ganhar o prêmio duas vezes! Um deles foi dividido com seu marido, Pierre Curie e com Henri Becquerel. Seus trabalhos foram focados no fenômeno da radioatividade. Cunhou o termo Teoria da Radioatividade, desenvolveu técnicas para isolar isótopos radioativos e descobriu dois elementos, o polônio e o rádio. Acabou morrendo vítima de leucemia, um câncer causado pela exposição à radiação, objeto de seu trabalho.

Marie Curie

9) Biologia

Carl Linnaeus, sueco, nascido em 1707, foi um botânico, zoólogo e médico. Ficou conhecido no âmbito da história das ciências como aquele que criou o sistema de nomenclatura binomial, usado como padrão para nomenclatura em todos os seres vivos descobertos desde então, além de um sistema de classificação que serviu de base para a Taxonomia moderna. Lineu participou também do desenvolvimento da escala Celsius de temperatura. É o cientista natural mais famoso da Suécia.

Carl Linnaeus

Charles Darwin, inglês, nascido em 1809, foi um naturalista responsável por aquela que foi considerada a maior descoberta da história da biologia, o processo de evolução por seleção natural. Sua teoria prevê que todos os seres vivos existentes na Terra descendem de um único ancestral em comum. Tal teoria levou a maior quebra de paradigma da história da humanidade, sendo polêmica ainda nos dias de hoje, pois alguns grupos religiosos ainda não conseguem aceitá-la como verdade. Seus trabalhos contribuíram e receberam contribuição de Alfred Russel Wallace que, por este motivo, nos dias atuais recebe igual crédito por sua elaboração. Toda a descoberta de Darwin (e Wallace) é relatada no famoso livro "A Origem das Espécies".

Charles Darwin

Gregor Mendel, austríaco, nascido em 1822, foi um botânico, meteorologista e monge agostiniano. Descobriu as leis da hereditariedade em seus estudos com ervilhas e tornou-se conhecido como o "pai da genética" por conta disso. Seus estudos foram a base de toda a revolução genética que acompanhamos nos dias de hoje, além de terem complementado as teorias de Darwin a respeito do processo de evolução dos seres vivos.

Gregor Mendel 

James Watson, americano, nascido em 1928, foi biólogo molecular, geneticista e zoólogo. Francis Crick, inglês, nascido em 1916, foi biólogo molecular, biofísico e neurocientista. Juntos, Watson e Crick foram responsáveis pela descoberta da estrutura em dupla-hélice da molécula de DNA, bem como sua composição e sua importância na transferência da informação genética entre os seres vivos. Crick, inclusive, contribuiu na revelação do chamado código genético e do fluxo de informação genética nos seres vivos.


Watson e Crick

Finalizando a segunda parte, percebemos como as grandes ciências da atualidade foram desenvolvidas ao longo dos séculos, levando ao surgimento da engenharia mecânica e eletrotécnica, culminando com a Revolução Industrial do século XVIII e Tecnológica do século XX. Na próxima parte, veremos como surgiram as bases das ciências mais contemporâneas e complexas existentes. Não percam! 😉

Nenhum comentário: