"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

"Somos uma maneira do Cosmos conhecer a si mesmo" (Carl Sagan)

domingo, 18 de março de 2018

Stephen Hawking - Uma Mente Singular

Como semana passada não fiz nenhuma postagem, e dado o falecimento do cosmólogo Stephen Hawking essa semana, resolvi fazer uma segunda postagem nesse domingo sobre esse gênio e um dos maiores divulgadores da ciência de todos os tempos, um cientista que se tornou ícone na cultura pop!

Hawking era Doutor em Cosmologia e professor emérito da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Pra quem não sabe, Cosmologia é um ramo da Astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos. Seus principais campos de pesquisa foram a Cosmologia Teórica e a Gravidade Quântica. Em um trabalho conjunto com Roger Penrose, provou o primeiro de muitos teoremas que fornecem evidências para a existência de uma sigularidade no espaço-tempo (Singularidades são uma característica da Relatividade Geral de Einstein). Hawking dedicou também grande parte de sua carreira a estudar os buracos negros. Nesse campo, propôs 4 leis que explicam seu funcionamento e descobriu a emanação de uma radiação, que foi batizada como Radiação Hawking em sua homenagem. Além disso, foi importante na elaboração de teorias que complementam o modelo do Big Bang, junto a vários outros pesquisadores.

Apesar dessas grandes contribuições para a cosmologia, Hawking não foi exatamente um dos maiores nomes no meio científico. Sua importância foi muito maior como Divulgador da Ciência do que como cientista propriamente dito. Hawking foi uma das pessoas que mais popularizou os conhecimentos da cosmologia, ou seja, tornou esses conhecimentos de fácil acesso a qualquer um. É famoso pela publicação de livros como "Uma Breve História do Tempo" (1988), atualizado em 2005 com o auxílio de Leonard Mlodinow, sob o nome de "Uma Nova História do Tempo", e "Universo Numa casca de Noz" (2001). Sua última publicação de sucesso foi "George e o Segredo do Universo" (2007), trazendo aventuras e informações científicas precisas sobre o Universo.

Publicações mais famosas e didáticas sobre o assunto
 
Hawking também ficou muito conhecido por sofrer de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença neurodegenerativa que foi paralisando seus músculos pouco a pouco. Perdeu a capacidade de andar, depois de movimentar os braços, depois o pescoço. Perdeu a capacidade de falar e se expressar, tendo de andar sempre numa cadeira de rodas motorizada e se comunicar através de um sintetizador de voz. Sua voz robotizada se tornou sua "marca registrada". O controle da cadeira e a comunicação foram se tornando cada vez mais difíceis. Chegaram a desenvolver um comando através da musculatura de suas bochechas e, posteriormente, através do movimento de seus globos oculares. Sua história foi contada duas vezes em vídeo. A primeira pelo documentário de 1991 "A Brief History of Time" e a segunda através do filme "A Teoria de Tudo", o qual rendeu um Oscar ao seu protagonista, o ator Eddie Redmayne. O documentário pode ser visto no link abaixo.


Uma Breve História do Tempo (1991)

Eddie Redmayne e Stephen Hawking. Poster do filme "A Teoria de Tudo".

Além de ser famoso por livros e filmes, Hawking já apareceu em episódios de séries de TV como Os Simpsons, Star Trek (Nova Geração), Futurama, Laboratório de Dexter, Family Guy e The Big Bang Theory (onde trocou vários diálogos com o personagem Sheldon Cooper).  

Hawking em Os Simpsons

 Hawking em The Big Bang Theory

Hawking também foi responsável por inúmeros documentários didáticos e entrevistas bastante divulgadas em canais de Youtube, além de ler um discurso nos Jogos Paraolímpicos de 2012 em Londres. Por conta de tanta exposição na mídia, Hawking era, até semana passada, de longe o cientista vivo de maior notoriedade no mundo todo. Hoje, figura como um dos "gigantes" da ciência que serão para sempre lembrados no imaginário popular. Abaixo, alguns trechos de reportagens e documentários selecionados para aqueles que quiserem saber mais sobre esse gênio:

Comercial "Keep Talking":


Reportagem (em Espanhol) sobre a Voz Sintética de Stephen Hawking:

 
Documentário "A Ciência de Tudo" (1/6 Partes)


 Minha Breve História (Autobiografia - 2013)

Asgardia - Uma Nação Espacial

Você já deve ter ouvido falar em "Asgard", um dos 9 mundos da mitologia nórdica, mundo onde vivem os famosos deuses aesires, representados atualmente na cultura pop pelos personagens da Marvel Comics. Mas você já ouviu falar de "Asgardia", uma nação espacial que está sendo criada? Se nunca ouviu falar e tem curiosidade de saber mais... Acompanhe nossa próxima postagem!

O cientista e empresário russo, Igor Ashurbeyli, é fundador do Aerospace International Research Center (AIRC), um centro internacional de pesquisas espaciais, localizado em Viena, Áustria. Em Setembro de 2016 anunciou ao mundo um projeto extremamente ambicioso e inusitado: a fundação da primeira nação espacial, com uma constituição, moeda e sistema político devidamente reconhecidos pela ONU. Asgardia, também conhecida como "Reino Espacial de Asgardia", é formado por pessoas provenientes de várias partes do mundo que se candidataram a receber cidadania asgardiana. Os 10 países que mais enviaram cadastros se encontram na tabela abaixo:


A ideia, por mais louca que pareça, é a de criar uma nação independente da influência das demais já existentes na Terra. Uma ideia similar já ocorreu em 1949, quando o escritor e relações públicas James Thomas Mangan propôs a criação de "Celestia" ou "Nação do Espaço Celestial", mas o planos acabou não saindo do papel. Diferente de Mangan, Ashurbeyli não só sistematizou melhor os planos, como fechou parceria com a NASA e já lançou seu primeiro satélite em 12 de Novembro de 2017. O satélite, medindo 10x10x20cm, e pesando 2,8 kg, chamado de "Asgardia-1", pegou carona à bordo do veículo comercial da NASA OA-8 Antares-Cygnus, carregando 0,5 TB de dados pertencentes a 18 mil cidadãos asgardianos. Dentre os dados encontram-se fotografias, a representação da bandeira asgardiana (no topo dessa postagem) e versão atual de sua constituição. O objetivo foi firmar legalmente um território no espaço, uma espécie de pedra fundamental da nação.

Foguete lançado pela NASA que carregou o nanossatélite, Asgardia-1

No momento estão tentando ganhar reconhecimento da ONU como uma nação soberana e elegendo um parlamento de 150 membros. Mais de 114.000 pessoas, oriundas de 204 países estão inscritas para receber a cidadania asgardiana. A ideia é ir lançando satélites e espaçonaves com módulos que irão se acoplando a Asgardia-1, da mesma forma que foi feita com a ISS (Estação Espacial Internacional). As concepções artísticas mostram vários andares internos, com moradias, ruas arborizadas e veículos maglev como sistema de locomoção.

Concepção artística da nação, após várias missões de acoplagem.

 
Mirantes ou Docas Espaciais (Espaçoportos)

 
Moradias e ruas arborizadas

 
Transportes Maglev

 
Lagos e bastante verde (para manutenção do oxigênio interno)
Sua constituição foi adotada em 18 de junho de 2017 e se tornou efetiva em 9 de Setembro de 2017. Seu centro administrativo, atualmente, encontra-se em Viena, Austria (no centro espacial citado anteriormente). Asgardia planeja dentro de pouco tempo se tornar "guardiã espacial de todo o conhecimento humano". Tudo isso parece coisa de ficção científica, não? Mas está pouco a pouco se tornando verdade. Seguem os dados oficiais, até o momento:

ASGARDIA
Lema: Uma Humanidade, Uma Unidade
Capital: Asgardia-1 (satélite)
Língua: 10 Idiomas Oficiais
População: 181.346
Moeda: Solar
Fundação: 12/10/2006
Sistema de Governo: Parlamentarismo
Legislatura: Unicameral (150 membros)
Chefe de Estado: Igor Ashurbeyli
Chefe de Governo: Mikhail Spokoyny

Para mais informações, acessem o site oficial:
https://asgardia.space/en/